O que é uma estratégia multi-cloud?

Por que as empresas adotam a estratégia multi-cloud?

Vantagens da Estratégia Multi-Cloud

Customização

Em uma estratégia multi-cloud, a empresa escolhe os provedores de cloud de acordo com os seus diferentes pontos fortes e como eles atendem às demandas da organização. Ou seja, a estratégia de nuvem é extremamente customizada.

Por exemplo, aplicações e dados sensíveis podem contar com o provedor que ofereça ferramentas de segurança mais robustas. Já aplicações que demandam alta disponibilidade podem ser alocadas nos serviços com melhor performance, e assim por diante.

Otimização de custos

Outro benefício importante da multi-cloud é a otimização de custos. Sem estar atrelado exclusivamente a um único provedor, é possível negociar e organizar serviços com base na melhor estratégia de orçamento.

Flexibilidade

Flexibilidade e escalabilidade são pressupostos da computação em nuvem, e mais ainda quando se trata de uma estratégia multi-cloud. Conforme as demandas da empresa variam, cada serviço pode aumentar ou reduzir seus recursos quase que instantaneamente.

Se a empresa adotasse um único provedor e decidisse migrar para outro, o processo seria longo e trabalhoso. Com as cargas distribuídas entre diferentes serviços, um eventual processo de migração é facilitado, já que é possível atuar apenas em workloads específicos.

Compliance regulatório

Uma estratégia multi-cloud também facilita o compliance com regulamentações específicas, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Afinal, é comum que as leis de privacidade imponham restrições para o armazenamento de dados pessoais fora de determinada região geográfica. Com a multi-cloud, a organização pode manter esses dados em um serviço que atue na sua região, mesmo que opte por outros provedores para as demais necessidades.

Pontos de atenção em uma Estratégia Multi-Cloud

Adotar uma estratégia multi-cloud é um caminho inevitável para a maioria das organizações, mas exige planejamento e conhecimento especializado. Caso contrário, a distribuição das cargas de trabalho pode ocorrer de forma custosa e aleatória, sem espelhar a real demanda da empresa.

Para facilitar esse processo, nós separamos alguns pontos de atenção na hora de implementar uma estratégia multi-cloud.

Saiba o motivo de escolher cada nuvem

O ponto fundamental de uma estratégia multi-cloud é entender qual é o papel de cada nuvem e por que ela está sendo escolhida. Ou seja, qual demanda da empresa determinado serviço atende de forma mais efetiva do que os outros provedores.

Fique atento aos custos da multi-cloud

Cada provedor trabalha com seus próprios critérios para cobrança. Com preparo, a organização pode usar isso a seu favor para otimizar custos. Porém, sem uma estratégia adequada pode ocorrer justamente o oposto. Por isso, é preciso ficar atento aos custos.

Tenha suporte de uma equipe especializada

Arquitetar e manter uma estratégia multi-cloud exige conhecimentos específicos. Sua empresa deve estar preparada para lidar com essa demanda, e aqui a Picture e a uni.cloud podem te ajudar.

Cuidado com a segurança da multi-cloud

Assim como em qualquer estratégia de TI, a segurança da informação é fundamental também na multi-cloud. É importante combinar as ferramentas nativas de segurança de cada provedor com a estratégia geral de segurança da própria empresa. Leve em conta sempre a proteção dos dados e as políticas de governança na nuvem.

Entre em contato conosco e para montar sua Estratégia Multi-Cloud