Anualmente a Microsoft realiza uma conferência onde reúne um conjunto de especialistas para mostrar as novidades e projetos que estão sendo desenvolvidos e junto com isso... muita, mas muita inovação.
Este ano foi um ano especial para o Microsoft Ignite, pois o evento foi realizado virtualmente entre os dias 2 e 4 de Março e contou com mais de 150.000 líderes, profissionais de tecnologia e interessados.
O evento contou com mais de 350 sessões e podem ser vistas na íntegra no seguinte endereço: https://docs.microsoft.com/pt-pt/events/ignite-mar-2021/
Vamos aqui aos principais tópicos pois foram 48 horas de muita informação.
Logo no início o CEO da Microsoft Satya Nadella apresentou sua visão sobre o que irá alavancar a próxima era da inovação, com os cinco atributos que conduzirão a próxima geração de inovação da nuvem:
Computação ubíqua e descentralizada:
“Cada organização, pequena ou grande, em cada setor, em cada país exigirá um poder de computação mais onipresente e descentralizado... e à medida que os mundos físico e digital convergem, exigiremos mais soberania e controle descentralizado... ”
Dados soberanos e inteligência ambiental:
“O volume, a variedade e a velocidade dos dados passarão por um crescimento explosivo na nuvem - e em particular na borda, impulsionando a arquitetura descentralizada de computação da qual acabei de falar. Neste mundo, os dados serão mais privados, mais soberanos. A governança e a proveniência dos dados assumirão uma nova importância…”
Criadores e comunidades com poder em todos os lugares:
“Nossa economia encontrará um novo equilíbrio entre consumo e criação... Precisamos expandir o acesso a habilidades, ferramentas e plataformas - bem como conexões e colaboração entre as comunidades, para que todos possam criar…”
Oportunidade econômica expandida para cada membro da força de trabalho global:
“Precisamos criar esses ciclos de feedback contínuos entre o trabalho, as habilidades, o aprendizado e as credenciais necessárias - tanto para os empregos de hoje como de amanhã... Tudo isso precisa ser feito com flexibilidade de quando, onde e como as pessoas trabalham. ”
Confiança por design:
“...Ninguém quer construir tecnologia que se expanda rapidamente, mas quebre o mundo ao nosso redor. E nenhum cliente deseja depender de um provedor que vende tecnologia por um lado e concorre com ele por outro. Precisamos ter princípios éticos que governem o design, o desenvolvimento e a implantação da IA.
Vale aqui destacar dois assuntos apresentados um é o Microsoft Mesh que possibilita experiências compartilhadas em realidade mista e o Microsoft Viva que é a primeira plataforma de experiência do funcionário para era digital.
MICROSOFT MESH
Foi a primeira oportunidade da empresa de mostrar algumas das experiências possibilitadas pelo Microsoft Mesh , uma nova plataforma de realidade mista desenvolvida pelo Azure que permite que pessoas em diferentes locais físicos participem de experiências holográficas colaborativas e compartilhadas em muitos tipos de dispositivos.
“Este tem sido o sonho da realidade mista, a idéia desde o início”, disse Alex Kipman, membro técnico da Microsoft. “Você pode realmente sentir que está no mesmo lugar com alguém compartilhando conteúdo ou pode se teletransportar de diferentes dispositivos de realidade mista e estar presente com as pessoas, mesmo quando não estão fisicamente juntos.”
Kipman apareceu no palco virtual Ignite como uma holoportação totalmente realizada dele mesmo, narrando a experiência de abertura do show em tempo real como raios de luz que simulavam seu corpo físico.
A nova plataforma é o resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento da Microsoft em áreas que vão desde rastreamento de mãos e olhos e desenvolvimento de HoloLens até a criação de hologramas persistentes e modelos de inteligência artificial que podem criar avatares expressivos.
O Microsoft Mesh também permitirá que equipes distribuídas geograficamente tenham reuniões mais colaborativas, conduzam sessões de design virtual, ajudem outras pessoas, aprendam juntos e hospedem encontros sociais virtuais.
MICROSOFT VIVA
O Microsoft Viva baseia-se na força do Microsoft Teams e do Microsoft 365 para aliar a experiência profissional dos colaboradores em quatro áreas-chave – Relacionamento, Bem-Estar, Formação e Conhecimento – numa experiência integrada que capacita as pessoas a darem o seu melhor. O Microsoft divulga um conjunto inicial de módulos na plataforma Viva que irá fornecer recursos integrados para os colaboradores:
O Viva Connections cria um acesso personalizado ao espaço de trabalho digital dos colaboradores, onde têm acesso às comunicações e recursos internos, como políticas e benefícios, e que podem participar em comunidades, tudo numa única App customizável mo Microsoft Teams.
O Viva Insights dá informação personalizada e acionável ao nível do colaborador, manager e líder. A experiência e os insights pessoais são apenas visíveis para o colaborador, ajudando-o a proteger o seu tempo, a fazer pausas, ter tempo de foco e formação, e até a ajudar a criar laços com a equipe.
O Viva Learning agrega todos os recursos de aprendizagem num único local, incluindo conteúdos do LinkedIn Learning, Microsoft Learn, Skillsoft, Coursera, Pluralsight e edX, bem como a própria biblioteca de conteúdos da organização.
O Viva Topics entrega uma experiência de descoberta de conhecimento que ajuda as pessoas a encontrar informação e experts dentro da organização.
Acessem as sessões, os vídeos compartilhados e vejam o tamanho da velocidade das mudanças, algumas destas tecnologias podem parecer distantes …. mas lembre-se o trabalho remoto, Microsoft Teams, transformação digital, IA e outras há pouco tempo também eram:)