Informações mais recentes sobre ameaças cibernéticas mostram uma disparada de ransomware

Por Amber Wolff - Redator Digital Sênior | SonicWall

2021 já foi um ano recorde para o crime cibernético - e está apenas na metade. Enquanto ataques de alto perfil como Colonial Pipeline e Kaseya continuam ganhando as manchetes, empresas de todos os tamanhos, em todos os setores, estão observando um aumento no crime cibernético.

Parte desse aumento pode ser atribuída a novas técnicas de ransomware, ao aumento dos preços das criptomoedas e ao aumento contínuo dos dispositivos IoT. Mas um grande fator continua sendo o cenário atual de TI em constante mudança e distribuído, que provou ser um ambiente excepcionalmente atraente para o lançamento de uma variedade de ataques.

“Em um ano impulsionado pela ansiedade e incerteza, os cibercriminosos continuaram a acelerar os ataques contra pessoas inocentes e instituições vulneráveis”, disse o presidente e CEO da SonicWall, Bill Conner, no anúncio oficial . “Os dados mais recentes mostram que atores sofisticados de ameaças estão incansavelmente adaptando suas táticas e adotando o ransomware para colher ganhos financeiros e semear discórdia.”

Esses dados, coletados por pesquisadores de ameaças do SonicWall Capture Labs durante os primeiros seis meses de 2021, agora estão disponíveis na atualização de meio do ano do Relatório de Ameaças Cibernéticas da SonicWall de 2021 - que arma as organizações com inteligência de ameaças acionável para proteger a força de trabalho na realidade de negócios atual. Aqui estão alguns dos destaques:

Ransomware continua sua execução que quebra recordes

O ransomware já estava alto em 2021, mas aumentou significativamente desde então, com ataques aumentando em 151% em relação ao primeiro semestre do ano passado. Abril, maio e junho tiveram níveis altos o suficiente para bater recordes de todos os tempos, e os ataques não mostram sinais de desaceleração. Em 30 de junho, a SonicWall registrou 304,7 milhões de ataques de ransomware em todo o mundo - mais do que os 304,6 milhões que vimos durante todo o ano de 2020.

RTDMI ™ atinge novas alturas

A má notícia: os ataques cibernéticos estão se tornando mais eficazes. A boa notícia: os métodos de defesa também estão melhorando e, no caso do Real-Time Deep Memory Inspection ™ (RTDMI) patenteado da SonicWall, estão melhorando drasticamente. Incluída com o serviço de área restrita Capture Advanced Threat Protection , essa tecnologia descobriu 185.945 variantes de malware nunca antes vistas no primeiro semestre de 2021, um aumento de 54% no acumulado do ano. Aproveitando o aprendizado de máquina, o RTDMI se tornou altamente eficaz na identificação de ameaças novas e avançadas, contribuindo para uma pontuação perfeita nos dois últimos ciclos de testes de defesa avançada contra ameaças (ATD) ICSA.

Ataques de IoT aumentam 59%

Com o número de dispositivos IoT projetados para aumentar de 13,8 bilhões hoje para 30,9 bilhões em 2025 - e com os padrões de segurança permanecendo incrivelmente frouxos - os cibercriminosos estão cada vez mais se concentrando em ataques IoT. No primeiro semestre de 2021, os pesquisadores de ameaças da SonicWall registraram 32,2 milhões de tentativas de malware de IoT, um salto de 59% no ano até o momento.

O criptojacking continua a subir

O cryptojacking continua a desafiar os relatos de seu fim: nos primeiros seis meses de 2021, a SonicWall viu 51,1 milhões de tentativas de cryptojacking, um aumento de 23% no acumulado do ano. Esse aumento foi particularmente pronunciado na Europa, onde foram registradas 248% mais tentativas de criptojacking no primeiro semestre de 2021 do que nos primeiros seis meses de 2020.

Malware cai em quase um quarto

Até agora, em 2021, o malware caiu 22% no ano, à medida que o declínio do malware “espalhar e orar” continua a impactar o volume geral. Com a velocidade e a magnitude das mudanças que afetam o cenário de ameaças - desde os métodos de ataque preferidos até quem está sendo o alvo - nunca foi tão importante ficar atualizado sobre os riscos de hoje ... ou se preparar para os riscos de amanhã.

“Com o trabalho remoto ainda generalizado, as empresas continuam altamente expostas ao risco e os criminosos estão perfeitamente cientes da incerteza no cenário cibernético”, disse Conner (Presidente da SonicWall). “É crucial que as organizações adotem uma abordagem moderna de segurança cibernética sem limites para se proteger contra ameaças conhecidas e desconhecidas, principalmente quando todos estão mais remotos, mais móveis e menos seguros do que nunca.”