Inventário de Rede

O Inventário de Rede tem um painel extremamente importante para uma gestão ambiente de TI eficaz.

O grande desafio de muitas empresas e profissionais de TI é como ter o controle sobre todos os equipamentos da rede. Na maioria das vezes, o controle é feito manualmente através de uma simples planilha.

A Picture pode facilitar este processo por meio de um processo automático via software, que consiste na descoberta e identificação técnica de todos os ativos conectados em sua rede;

O software fará um escaneamento de todos os ativos que possuem endereço IP e estiverem conectados à rede (servidores, estações de trabalho, switches, impressoras e outros);

O inventário auxiliará na quantificação, controle, qualificação e recomendações para entrega de melhor disponibilidade, performance e capacidade de resposta do Ambiente.

Quais informações que o inventário pode entregar?

Hardwares: Modelo/Frequência de CPU, configuração de memória RAM, discos cheios, são informações que iram auxiliar nos processos de upgrade, estudo de capacidade, manutenção e help desk.

Garantia de hardwares: Máquinas (Servidores e Laptops) que estejam com garantia ou não (controle de vencimentos e planejamento de investimento).

Softwares: conformidade de licenças, duplicidades de uso, licenças disponíveis e não utilizadas, atualização de versões de S.O, compliance (para reports Microsoft), softwares e aplicações instaladas (que podem não ter compliance da Empresa e podem ser desinstaladas em massa).

E MAIS…

Servidores/Desktops ou Notebooks que executam S.O Windows /Linux ou Mac OS Roteadores, firewalls e dispositivos de rede com suporte SNMP Máquinas que executam servidores web na porta 80 Rede de informação de tráfego  a partir de switches que suportam SNMP Aplicativos instalados no Windows, Linux e Mac OS Hotfixes instalados no Windows Logs de Eventos do Windows Hosts de virtualização e máquinas virtuais Antivírus desatualizado  Antivírus – mais de um instalado Dispositivo removido ou descoberto Software instalado ou desinstalado Dispositivo com hardware modificado  Cartucho de impressão com nível baixo